Prefeita, Plano Diretor já!

Sempre fui muito criticado por criticar. Criticar às vezes demais. E fui, e sou criticado até os dias de hoje, porque muitos não sabem receber críticas. São detentores de cargos públicos, recebem seu salário mensalmente, e outras regalias, através dos impostos que pagamos e acreditam serem imunes perante a opinião da sociedade. Mas não me preocupo com isso. O que me faz escrever hoje é outra coisa.
Fala-se muito em Pantano Grande, e acredito que em outros municípios também, em desenvolvimento. Em necessidade de se desenvolver. Tenho certeza de que muitos cobram desenvolvimento, mas se questionados sobre uma forma de se desenvolver não saberão dizer. É aquela velha história: cobro que seja feito, mas não sei como fazer. Torna-se, aí, hipocrisia. O problema é quando os mecanismos de desenvolvimento estão à frente dos olhos de todos e nada é feito por quem deveria fazer. E nada acontece, nenhum passo adiante é dado.
Um Plano Diretor para Pantano Grande, hoje, é a única forma, na minha concepção, de salvar este município que parece estar acomodado. É o único mecanismo capaz de identificar a quê Pantano veio. É a única forma de sabermos o que fazer, por onde começar e como fazermos, para, aí sim, tentar desenvolver nosso município.
Muito o vereador Eduino Poleto, agora do PT, falou, e fala, disso. Defende o Plano Diretor. Mas não é ouvido. Não há ação. São ineficazes os pedidos para que o município contrate uma empresa que possa diagnosticar as potencialidades e as carências do mesmo: é basicamente para isso que serve o Plano Diretor. Ele determina como e para onde o município vai direcionar seu crescimento e de que forma deve se organizar a fim de crescer.
A Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto das Cidades) diz, em seu artigo 41, que a obrigatoriedade do Plano Diretor só de dá para municípios com mais de vinte mil habitantes, ou que estejam inseridos em regiões metropolitanas. Como Pantano está longe de ter os seus vinte mil habitantes, e está a quase 100 quilômetros da região metropolitana mais próxima, o Plano Diretor não passa de ideia. De uma mera ideia defendida por poucos que veem neste Plano a possibilidade de desenvolvimento e crescimento de Pantano Grande. 
A prefeita Iza Raabe ainda tem um ano e três meses praticamente à frente do Executivo Municipal. Ainda está em tempo de deixar como uma grande marca de seu governo a realização de um Plano Diretor Municipal. Serão recursos investidos não em obras de concreto e tijolo, não em calçamento ou em compra de remédios para os postos de saúde, mas será uma grande obra que potencializará nosso município e permitirá que possamos ter tudo isso, e muito mais, a partir de um planejamento estratégico a ser feito com base no Plano Diretor. Terá meu apoio, prefeita, naquilo que for possível. E tenho a certeza de que muitos lhe apoiarão. Do contrário, continuaremos a penar e a ver nosso Pantano se acabar aos poucos, como vejo hoje.

Anderson Guerreiro
www.anderson-g.blogspot.com