Ajuste os ponteiros

Adiante os ponteiros do seu relógio em uma hora e prepara-se para dias mais longos. Começa neste domingo (16) à meia noite o horário brasileiro de verão 2011 nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. O horário de verão termina em 26 de fevereiro.
 
Segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, o objetivo da medida é diminuir o consumo e a demanda de energia no país, gerando economia financeira e de recursos naturais.

Ao adiantar o ponteiro do relógio, o Brasil “ganha” mais uma hora de claridade ao final do dia. Assim, aproveita melhor a luz natural no período de suprimento mais crítico do dia (das 18h às 21h), quando as pessoas voltam para casa, tomam banho, e a iluminação pública é ativada.

Participam do ajuste de horário moradores de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia (a partir de um decreto presidencial publicado na data da última quinta-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, com isso a Bahia será o único Estado do Nordeste a adiantar os relógios).


Com mais uma hora de luz natural, a expectativa é que a demanda por eletricidade caia entre 45 nos horários de pico.

Fuso
Com as mudanças trazidas pelo ajuste no relógio, o Brasil continental passará a ter três fusos horários. O primeiro é compreendido pelas unidades da federação do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), mais Goiás e Distrito Federal. Com uma hora a menos, aparecem o Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão), além do Tocantins, Pará, Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com duas horas a menos em relação à Brasília, estão Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia.