Neste sábado (02/07), os postos de saúde do Estado estarão abertos para o Dia D Vacinação Contra o Sarampo. A vacina contra o sarampo, que também protege contra a rubéola e a caxumba, é destinada às 805 mil crianças entre um 1 ano e menores de 7 anos. A meta é vacinar ao menos 95% de cada grupo. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. A imunização começou no último dia 18 de junho, e desde lá cerca de 515 mil crianças já foram vacinadas (64,9% da meta).
Todas as crianças entre um ano e menores sete anos devem se vacinar contra o sarampo, mesmo que já tenham sido vacinas anteriormente. Não há risco da criança receber as doses ao mesmo tempo, que podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas.
A campanha contra o sarampo continua até o dia 22 de julho. Todas as crianças dentro da faixa etária devem se imunizar, mesmo que já tenham tomado a vacina anteriormente. A vacinação foi antecipada em oito estados brasileiros para manter o país sem transmissão disseminada do vírus, uma vez que, neste momento, há surto da doença na Europa. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior.
Essa vacinação é chamada de campanha de seguimento, que ocorre no intervalo de três a cinco anos. A última foi realizada em 2004, outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia da H1N1, nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a Gripe A. Além do sarampo, a dose tríplice viral também protege a criança da rubéola e da caxumba.
O Rio Grande do Sul e outros sete estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.
Neste ano, o Estado já tem seis casos confirmados de sarampo. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença. Em 2010 foram oito casos confirmados no RS - todos importados ou associados a esses casos vindos do Exterior.
VIAJANTES - O Ministério da Saúde recomenda a todos os viajantes que, antes visitar outros países, procurem um posto vacinação para se proteger contra o sarampo e a rubéola. É importante que os não vacinados recebam a dose pelo menos 15 dias antes da partida. Além disso, crianças que receberam a tríplice viral entre os seis e 11 meses de vida devem ser revacinadas aos 12 meses de idade.
Assessoria de Comunicação Social