"SOMOS MANIPULADOS, E MUITO..."

Se existe um assunto que ainda me é muito complexo, é o poder de manipulação encoberto na comunicação.
A manipulação sempre foi um mal muito perigoso perante a sociedade. Muitos já foram os que tomavam o papel de formadores de opinião da sociedade. A igreja foi a principal durante muito tempo, como também os reis, senhores feudais, e o estado. Hoje numa grande era contemporânea, com os avanços tecnológicos, com a estrutura digital a nossa disposição, é alimentado um novo método de manipulação, sendo esta automática, sem que percebamos.
Grandes são os avanços na área digital. Muito bons quando servem de nossos instrumentos de pesquisa e lazer. Porem, estes instrumentos muitas vezes deixam de ser meros instrumentos, e quem passa a ser um instrumento é o usuário de seus serviços. Ai é que inicia todo processo de manipulação. Com televisão, rádio e internet, a humanidade avançou demais. Mas, todavia, quando o rádio servia para dar apenas noticias distantes, criando algum entretenimento como novelas. A televisão já veio para revolucionar de vez o avanço tecnológico. Puxa vida, agora pode se enxergar, ou seja, se deixar levar não só pelos ouvidos, mas agora também pelos olhos.
História vai e história vem, nasce então um meio muito mais avançado, muito mais moderno e sofisticado de se receber notícia, de estabelecer um lazer, de aprimorar mais rapidamente conhecimentos, enfim, seria uma maravilha, ótima ferramenta. Ai é que reside o perigo. Na palavra ferramenta é que devemos prestar muita atenção. Temos que averiguar muito bem até que ponto quem é ferramenta de quem. Estou falando num grande e surpreendente ato vultoso da história da humanidade, uma descoberta que foi responsável por um enorme passo terrestre, que se chama internet. Este meio, nos trouxe muitos avanços. Fez com que soubéssemos de muitas coisas, sem ao menos sair de casa, sem ao menos sair da frente de uma máquina. Fez também com que tivéssemos muitos lazeres e prazeres, sem termos que sair ao cinema, teatro, parque. Fez com que de vez não precisássemos estar abraçado a um livro. Fez com que alimentássemos nossas preguiças e fadigas.
O fato de se ter mais conhecimentos com mais agilidade até é bom, o fato de se ter mais entretenimento sem precisar sair muito também é bom, o problema não esta nesta humilde capacidade de proporcionarmos grandes momentos, prazeres e conhecimentos. O problema mesmo esta na inteligência desta grande e magnífica jogada visando cabeças fracas. Ou seja: existe um lado negro da comunicação, um lado obscuro da tecnologia, que visa absorver poderes através de manipulação social. Querem estes, não entregar a nós uma grande ferramenta, um grande passo. Não se trata de nada disso, se fosse só isso, não deixariam ser conhecidos por nos estes avanços, como fazem com muitos outros que não tem seu valor de manipulação.
Obrigado aos leitores...
 Nê Ilha 
www.neilha.blogspot.com