RS tem mais quatro casos de H1N1

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) confirmou, nesta terça-feira (5), quatro casos novos de gripe A (H1N1) no RS. Com estes, o Estado registra 41 casos confirmados em 2011, sendo 7 óbitos. No total, foram notificados 560 casos suspeitos, dos quais 394 foram descartados e 125 permanecem em investigação. Os novos casos são os seguintes:
- Mulher de 52 anos, residente e internada em Porto Alegre;
- Menina de 4 meses, residente em Vale do Sol e internada em Santa Cruz do Sul;
- Mulher de 15 anos, residente e internada em Santa Cruz do Sul;
- Menina de 7 anos, residente em Tavares e internada em Rio Grande.

Clique aqui para acessar o total de casos e óbitos confirmados, por município de residência.

Segundo o CEVS, a vigilância da doença demonstra que a situação está sob controle, não se caracterizando como uma epidemia até o momento. A Secretaria Estadual da Saúde reforça ainda que as medidas de prevenção devem ser mantidas, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, ao tossir ou espirrar proteger a boca e o nariz, afastar doentes do convívio social, ventilar os ambientes e evitar aglomerações.

O foco atual da estratégia de enfrentamento à gripe A no Estado são o diagnóstico e o tratamento precoces para evitar o agravamento da doença, por isso, a SES indica que, em caso de sintomas gripais como febre, tosse, dores no corpo e de garganta, a pessoa deve consultar um médico que poderá receitar antiviral (oseltamivir). Em caso de piora, é imprescindível retornar ao médico.


Assessoria de Comunicação Social
www.saude.rs.gov.br