Entra na roda! A juventude quer pintar a história e mudar o mundo. A juventude diocesana marcará seu colorido no I Congresso Missionário da Juventude em Rio Pardo. Nos dias 28, 29, 30 de julho a Casa Jesus Maria José será o lar de diversos jovens que se encontrarão para compartilhar experiências e comungar a mudança.
Com o tema "Juventude e missão: um grito por vida", e o lema "Chega junto, vem, entra na roda, fazer a hora. O que essa gurizada quer pintar a história e mudar o mundo" a Pastoral da Juventude da Diocese de Santa Cruz do Sul confirma sua missão e convoca nossos jovens para este espaço de autorreflexão da juventude e do seu papel na construção de um mundo mais solidário, afirmador da vida e dos valores da palavra de Cristo. Ações de conscientização e sensibilização quanto aos debates de segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos e tipos de violência contra a juventude serão debatidos como parte da “Campanha contra violência e extermínio da juventude”. Esta é uma ação articulada por diversas organizações para levar toda sociedade a enxergar o extermínio de milhares de jovens no Brasil e desencadear iniciativas que possam mudar essa realidade de morte.
Para realizar o grande objetivo da PJ, é necessária a participação dos jovens como sujeitos do processo. Para que o jovem participe das organizações da sociedade, é preciso um jeito de caminhar que seja novo e ao mesmo tempo combine com seu espírito e vontade de transformar o mundo, sendo fiel ao projeto de Jesus Cristo, numa experiência de fé crescente. Por isso, trabalhar painéis, debates e oficinas temáticas que promovam a dimensão sagrada das questões que nossos sentidos nos apresentam no cotidiano, no meio ambiente e na vida em comunidade serão priorizadas neste encontro. O Congresso está aberto para qualquer jovem e conta com o apoio e participação de todos os fiéis para maximizar os êxitos deste momento pedagógico, de elevação do espírito e do caráter de nossa juventude.
As experiências de descentralizar os eventos diocesanos são sempre importantes. Rio Pardo está de portas abertas. A histórica Casa Jesus Maria José referência para a construção de nosso projeto de fé está preparada para acolher este momento tão importante. No fim deste mês de julho, novamente esta cidade, torna-se lugar da juventude, revive seu importante passado e abre um novo ciclo de organização, a partir da fé, dos jovens de nossa diocese.
A JUVENTUDE QUER AMAR, CRIAR, COMER, SONHAR FALAR E SER ESCUTADA. A JUVENTUDE QUER VIVER!